A importância da luz na Fotografia.

Resolvi falar de algo primordial na fotografia : a luz . Sem ela não existe foto . Infelizmente não tenho como abordar todas as suas propriedades e princípios, pela sua complexidade e extensão .

O olhar fotográfico é carregado de lembranças , fotografamos o que vivemos , sentimos … nossas sensações são guardadas e transferidas para câmeras fotográficas em forma de clicks formando a imagem . A iluminação aparece como fator influenciador da sensação que a fotografia quer transmitir.

Vou falar um pouco sobre a luz natural ( que é a que eu trabalho ). Quando trabalha – se com esse tipo de luz, o sol torna – se  amigo ou vilão . Na fotografia externa ( fora de estúdio ), há algo importante temos que saber. Qual melhor horário . Porque essa preocupação ? Pela posição do sol , vamos saber que tipo de luz teremos .

E qual melhor horário ? Vou colocar de forma sucinta e prática algumas dicas .

Primeira hora : Ao nascer do Sol. Nesse horário , a luz , é difusa, proporcionando um tom rosado na pele e sombras longas em objetos . A medida que o Sol sobe, por volta das 9h, as sombras tornam- se mais curtas . Começa então , as piores horas para fotografar . A luz fica intensa e dura , causando um excesso de contrastes. Esse período, prolonga-se até as 16Hs ( dependendo da região ).

Segunda Hora : 16:30 , a luz volta ser difusa, com tonalidade alaranjada do Sol. É ideal estender até o pôr-do-sol.

E a luz do meio dia ?

É dura, intensa, não sofre difusão e deixa objetos com sombras escuras, causando uma dificuldade na edição.

Dias nublados , são perdidos ?

Não . Eles podem ser aproveitados para fotografar pessoas, as nuvens nesse caso, são difusoras deixando cores e sombras agradáveis .

Espero que as dicas sejam válidas. Já, já apareço com outras dicas .

A fotografia me trouxe formas, cheiros e sabores.
Moro  em Fortaleza há mais de 20 anos. Então, Vou te dar em imagens , o que você olha e não vê. Descubra cores e sabores através das minhas lentes .
Sou do Norte, Sou Roberta , Roberta Macuxi .

Deixe uma resposta